ODONTO
PEDIATRIA
Olá! Você veio aqui buscando um atendimento odontológico infantil, certo? No meu consultório, a odontologia infantil é uma área muito importante e especial para mim. Tenho um cuidado especial em criar um ambiente acolhedor e amigável para as crianças, para que elas se sintam seguras e confortáveis durante o atendimento.
Entendo a importância de cuidar da saúde bucal dos pequenos desde cedo, e faço questão de proporcionar uma experiência positiva, livre de medos e traumas. Me dedico a construir um relacionamento de confiança com cada criança, explicando os procedimentos de forma lúdica e gentil, garantindo que elas se sintam bem cuidadas. É uma alegria poder ajudar as crianças a superarem qualquer receio e a manterem um sorriso saudável e radiante.


ambiente adaptado para crianças. odontopediatria


Atendemos na Tijuca, bem pertinho do metrô Sães Pena, e acessível para diversas linhas de ônibus de todo Rio de Janeiro. Prefere vir de carro? Tem estacionamento privativo disponível.
Sabemos que você pode ter milhões de dúvidas, então separamos aqui embaixo algumas informações que podem te ajudar.
Quem é o odontopediatra?
É um profissional que tem sua atuaçao voltada principalmente para cuidar da saúde bucal, desde bebês até adolescentes. Esse profissional é essencial para acompanhar todo o crescimento e a formação dentária das crianças, garantindo que o sorriso dos pequenos fique longe dos problemas, de uma forma lúdica, carinhosa e paciente.
Porquê levar seu filho ao dentista?
Evitamos muitos problemas como má formações e doenças bucais, pois podemos descobri-los no início. Quanto mais demoramos, maiores serão os tratamentos e geralmente se tornam mais dolorosos para os pequenos e maia custosos para os responsáveis.
A partir de qual idade devo levar meu filho ao dentista?
A Associação Brasileira de Odontopediatria recomenda que a primeira avaliação de uma criança seja até o sexto mês de vida. Isso mesmo: antes de nascerem os dentes de leite. O odontopediatra pode analisar os tecidos moles, como língua e gengiva, buscando por malformações ou doenças.
Mas caso não aconteça nessa época, a partir do primeiro dente de leite é importantíssimo o acompanhamento e instrução de um odontopediatra.
Quantas vezes por ano é necessário o acompanhamento com um dentista?
De 6 em 6 meses é o tempo ideal para que qualquer mudança significativa seja vista logo no início e a intervenção feita, se necessário.
Por quê a criança pode ter medo de ir ao dentista?
Muitas vezes é feita uma associação a idas ao médico, vacinação ou hospitais. Então tudo isso deve ser tirado da forma mais confortável e ludica da cabeça dos pequenos, seja com brinquedos, imersão no tratamento que será feito e/ou muita conversa. O importante é que ele entenda que estamos cuidando dos dentinhos dele e que ele indo sempre ficará sempre tudo bem e se tornará uma experiência muito alegre de der vivida.
Como estimular boas práticas de higiene ao seu filho?
É sempre muito bom realizar os cuidados com saúde bucal juntamente com seu filho. Em alguns casos, usar brinquedos que ele goste para realizar as ações e depois realizar neles faz com que se torne uma brincadeira legal sem deixar de ser a hora do cuidado com sua saúde.
Podemos também deixar sim que eles tenham sua independência (muitas crianças sao curiosas e gostam de fazer sozinhas ou nos pais antes de deixar que façam nelas) e depois reforçar o que ele já fez, visto que crianças menores de 7 anos precisam que a sua escovação seja realizada por um adulto.
Qual a importancia da higiene desde cedo?
Criar hábitos saudáveis de cuidado com a higiene bucal irá forma um adolescente e futuro adulto preocupado com os cuidados bucais, além de evitar cáries, tratamentos de canais e extrações indesejáveis que podem atrapalhar todo o processo de crescimento dentário da criança.
O que fazer quando começam a nascer o primeiros dentes?
Levar ao dentista especialista em atendimento infantil, para instruções de cuidados( qual pasta usar, qual escoval, quantidade de pasta, etc), retirada de dúvidas e avaliação geral da saúde dos dentes que estão nascendo.
O que fazer quando os dentes de leite começam a cair?
Se o acompanhamento com o dentista estiver em dia não tem o que fazer, além de seguir suas dicas e realizar a retira no tempo certo e de preferência em casa mesmo. Em alguns casos é necessário ajuda no consultório, então caso o dentinho demore muito tempo para cair ou comece a aparecer outro dentinho por trás ou pela frente, marque uma consulta.
Existe tratamento de cárie para dente de leite?
Com certeza! É um tratamento com pequenas diferenças do dente definitivo mas sem dúvidas tão importante quanto a remoção da cárie do dente de leite.